Quando se trata de fotografia, existe, aparentemente, um arquivo interminável de fotos de todos os tipos de épocas e lugares, e ele só continua a se ampliar e a crescer com o passar do tempo. No entanto, como sabemos, as fotos mais antigas estão se tornando cada vez mais difíceis de encontrar. Por essa razão, quando esse fotógrafo encontrou uma câmera vintage antiga, ele ficou emocionado, para se dizer o mínimo.
Não Apenas Um Emprego
Martijn Van Oers é um fotógrafo holandês autodidata, para um amante de fotografia que não é somente uma maneira de ganhar a vida ou um hobby de fim de semana, é basicamente a sua vida inteira. Para Martijn, a fotografia é uma maneira de se expressar, trabalho duro e uma maneira de compartilhar sua trajetória.
O Que Ele Encontrou?
Sob a luz da lâmpada vermelha, este homem prendeu a respiração e começou a desenrolar o filme. Ele sabia que bastava apenas uma única jogada errada para arruinar todos os negativos. Suas mãos tremiam logo que ele sacudiu o tanque usado para revelar o filme.
O Contorno Assustador
No momento, não havia nada a fazer a não ser esperar. Assim que chegou a hora, ele desenrolou o filme mais uma vez. Nem uma vez ele esperava encontrar a silhueta fraca que o deixou tremendo da cabeça aos pés.
Uma Obsessão
O fotógrafo holandês Martijn van Oers era apaixonado pela arte da fotografia desde criança. Em particular, ele se sentia atraído pelas fotografias antigas. Ele gostava daqueles que vinham com um fundo espantoso e sinistro.
Uma Mãe Preocupada
Bem, ele não poderia ter pedido um presente melhor quando conseguiu sua primeira câmera fotográfica durante o seu aniversário de 12 anos. Ainda assim, sua mãe estava preocupada com ele. Ela estava certa em se sentir assim em relação ao filho?
Seu Passatempo Macabro
Martijn não era como as outras crianças da idade dele. Ele não gostava de passar o tempo com seus amigos ou participar de atividades que seriam consideradas normais. Ao invés disso, ele preferia ficar sozinho.
Muito Solitário
Ele passeava pelas ruas de Breda, explorava lugares abandonados e fotografava os prédios antigos que o encantava. Sua mãe estava preocupada já que ele só foi ficando mais obcecado por coisas macabras com o passar do tempo.
Seu Talento
Ele usa o Instagram para se expressar e seus posts refletem seu talento inato. Não tem como negar o quão talentoso esse homem é. Ele tenta capturar a emoção em suas fotos e está sempre procurando novas oportunidades para tirar novas fotografias.
Lado Escuro
Assim que ele chegou à adolescência, as paredes do quarto de Martijn estavam cheias de fotos que ele colecionava. De cima para baixo, as fotografias ocupavam todo o espaço da parede. No entanto, essas eram consentidas, como sua própria mãe disse uma certa vez …
Frequentador De Brechós
Ao invés disso, eram fotos do lado mais sombrio de sua cidade. Ele mesmo tirou algumas delas, ainda que tenha encontrado várias fotografias em brechós. Assim que ele tropeçou em uma câmera antiga em uma loja de antiguidades mais tarde na vida, ele não pôde deixar de comprá-la.
Um Dia De Sol
Foi então que em um dia normal, enquanto ele passeava pelas ruas de Breda, e capturava alguns novos moementos. Enquanto passeava pela cidade, ele se viu em uma loja de antiguidades que chamou muito a sua atenção.
Encantado
Bem, essa série de fatos aconteceram em uma manhã estranha, em 2017. Martijn estava passeando pela cidade quando seus pés o levaram a um brechó nas proximidades. Ele nunca tinha perdido a oportunidade de colocar as mãos em fotografias antigas.
Rápida Olhada
No entanto, como estava com pouco tempo, disse a si próprio que só daria uma olhada rápida dentro da loja. Ele não encontrou nada de muito interessante enquanto analisava as prateleiras … até que uma coisa chamou a sua atenção.
A Máquina Fotográfica Antiga
Na prateleira mais baixa, ele encontrou uma câmera vintage! No entanto, não era nenhuma câmera antiga – era uma Zeiss Ikon 520/2. Após olhar mais de perto, ele se surpreendeu ao descobrir que estava em excelentes condições.
Prêmio
A câmera foi projetada pelo Dr. August Nagel e produzida pela empresa alemã Zeiss Ikon. A 520/2 é uma peça única que se utiliza de um filme de 120 rolos e lentes Tessar clássicas. Com certeza, qualquer fotógrafo estaria no céu com algo desse tipo, principalmente alguém como Martijn.
Um Achado
De maneira alguma parecia uma câmera usada. Ele sabia como era sortudo ele por ter encontrado essa peça. Seria um presente adorável para a sua esposa! Ainda assim, ele não sabia que estava trazendo para casa muito mais do que uma máquina fotográfica antiga …
Um Presente Para Ela
Assim que cheguei em casa e dei a câmera para minha esposa de presente, ela enão podia se conter de tanta felicidade. Logo após o jantar, eu disse a ela que estava pensando em usar a câmera para tirar algumas fotos, já que todos os botões pareciam estar em perfeitas condições ”, explicou ele em uma entrevista.
Um Momento De Mudança De Vida
“Normalmente, tiro todas as minhas fotos com equipamentos de altíssima qualidade. Então, trabalhar com um equipamento antigo parecia muito empolgante. ” Martijn não fazia ideia de que havia encontrado algo que mudaria sua vida completamente…
Algo Escondido Lá Dentro
Muito animado com o tesouro que tinha encontrado, Martijn começou a observar o funcionamento interno da câmera antiga. Quando ele abriu a máquina, ele encontrou algo extremamente surpreendente lá dentro.
Um Filme Não Revelado
“Eu queria ter certeza de que a câmera ainda funcionava, se tudo abria e se as rodas ainda estavam girando. Mas, para a minha enorme surpresa, tinha apenas um rolinho … ”Ainda que ele estivesse surpreso com isso, ele não tinha ideia de que isso teria um impacto tão grande sobre ele.
Tomando Uma Decisão
Tudo ainda não estava perdido para ele, ainda que isso pudesse muito bem ser o começo de uma verdadeira história de terror! Será que ele poderia se arrependerde ter revelado essas fotos? Ele sabia que não tinha mais volta após ele processar as imagens.
Não Deu Certo
No entanto, ele poderia, de certo, perder a chance de ver através dos olhos do proprietário anterior? Foi então que Martijn decidiu descobrir os segredos dessa câmera antiga, independente de qualquer coisa.
Não Podia Deixar Passar
A câmera fotográfica antiga significava que as imagens em rolo – se é que havia alguma imagem – eram extremamente complicadas de se revelar, mas mesmo assim ele precisava tentar. Então, ele resolveu chamar o seu amigo Johan para ajudar no processo de revelação.
Volta No Tempo
Por fim, ele descobriu que a câmera fotográfica havia sido construída por volta de 1929, o que significva que o filme muito provavelmente deveria ter sido produzido em algum momento entre as décadas de 1940 e 1970. Isso não seria uma tarefa fácil, mas ele ainda não tinha desistido.
Mãos Na Massa
Johan convidou Martijn para sua casa para começar o processo de revelar o filme, em sua cozinha. Essa técnica levaria muito tempo, mas os dois homens sabiam que, caso produzissem resultados satisfatórios, todo esforço teria valido a pena.